terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Toro Rosso de roupa nova

Quando Pierre Gasly cruzou a linha de chegada em Abu Dhabi, não foi somente o fim de mais uma temporada, mas também um adeus da Scuderia Toro Rosso que apesar de continuar com o mesmo proprietário, o nome não continuará o mesmo, com a intenção de divulgar a marca de roupas do grupo, em 2020 os touros vermelhos em italiano darão lugar ao nome Alpha Tauri.
 A STR, como também foi chamada no decorrer dos anos, iniciou sua trajetória na F1 em 2006 quando, no fim da temporada anterior, o grupo Red Bull comprou a Minardi para transformar o time em uma espécie de equipe Júnior, a famosa "equipe B".
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(Créditos:br.pinterest.com/pin/695313629948689406/)
 A Scuderia que permaneceu em Faenza (em acordo respeitado por contrato) já começou em volto com polêmicas, o causador disso eram seus motores Cosworth V10 em uma temporada onde o regulamento determinava a volta dos V8.

 Utilizando se de uma brecha no regulamento, que permitia ás equipes com dificuldades financeiras (caso da Minardi) permanecessem com o propulsor antigo (porém com limitação de giros em 16.700 rotações por minuto), o ano de estréia foi marcado por somente um ponto conquistado por Vitantonio Liuzzi em Indianápolis.
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(Créditos:.redbull.com/ca-en/past-present-vettel%E2%80%99s-victories)
Com a chegada de 2007 a grande novidade ficou por conta de seu novo motor, que por iniciativa do projetista Adrian Newey, a equipe principal do grupo, optou por utilizar motores Renault realocando o Ferrari (que ainda estavam sob contrato) para sua equipe B, que correu com os motores Italianos entre as temporadas 2007 e 2013, retornando para uma temporada apenas em 2016.

 Para a Toro Rosso coube a missão de revelar vitoriosos pilotos como Sebastian Vettel e o talentoso e ainda promissor Max Verstappen, mas também a de receber pilotos do famoso "rebaixamento" dado por Helmut Marko, como em 2015 para o Russo Daniil Kvyat e o desse ano para o Francês Pierre Gasly.
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(Créditos:formula1.com/en/latest/article.kvyat-should-have-more-kids-jokes-horner-after-stunning-hockenheim)
Por falar no Tetra campeão, foi com ele a primeira pole e em seguida a vitória antes mesmo da equipe principal do grupo conseguir tal feito, o Alemão surpreendeu a todos ao vencer em Monza no ano de 2008, conquistando também o feito inédito de um motor Ferrari vencer com alguma outra equipe.
 A STR ainda contou com motores Renault durante as temporadas 2014, 2015 e 2017, até que em 2018 teve a difícil tarefa de receber os até então problemáticos motores Honda, servindo de laboratório para uma possível migração dos propulsores nipônicos para a Red Bull.

 O teste deu certo e na atual temporada a equipe Austríaca conquistou três vitórias enquanto a Scuderia Italiana chegou a subir duas vezes no pódio, justamente com os dois "rebaixados" por Helmut Marko.
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(Créditos:planetf1.com/features/five-youngest-podiums-in-f1-history/)

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