Vamos começar pela BAR:
O grupo de tabaco British American Tobacco , que patrocinou por muitos anos diversas equipes de Fórmula 1, tinha a pretensão de entrar no grid com sua equipe própria, sendo assim em Dezembro de 1997 o grupo comprou a Tyrrel, permanecendo ainda a temporada de 1998 com o nome da equipe Francesa, criando a sua futura equipe que viria a se chamar British American Racing, mais conhecida como BAR.
(Créditos:f1i.auto-moto.com/magazine/magazine-features/ecuries-des-podiums-sans-victoire/) |
Para a temporada de estréia os motores foram os Renault, rebatizados de Supertec e os resultados foram sucessivos abandonos obrigando Villeneuve se retirar de 12 das 16 corridas da temporada, fazendo a equipe zerar em seu primeiro ano.
(Créditos:https://www.pinterest.dk/pin/493073859186684474/) |
O auge da equipe foi na temporada 2004, que apesar de não ameaçar a hegemonia Schumacher-Ferrari chegou ao segundo lugar no campeonato de construtores, obtendo 11 pódios, sendo 10 com o Inglês Jenson Button e 1 com o piloto Japonês apadrinhado pela Honda Takuma Sato.
(Créditos:fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Jenson_Button) |
Em 6 temporadas (1999-2005) a BAR acumulou 227 pontos em 118 Grandes Prêmios, conquistando 2 Poles, 15 Pódios e nenhuma vitória.
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